terça-feira, 21 de dezembro de 2010

DEUS NÃO TEM FILHO BASTARDO É POSSIVEL PRODIGO


Deus se lembra de mim
22.maio.2009 in Devocional, Mensagens de poder, Pr. Uagner Tags: , , , by Pr. Uagner
II Samuel 9: 1 a 9
Essa é uma das historias mais impressionantes das escrituras. Talvez essa história talvez seja a que mostre mais o caráter de Davi e o motivo porque Deus o chama de homem segundo o seu coração (Atos 13:22).
Todos possíveis herdeiros do trono de Saul já não existiam mais. Essa era a situação ideal para Davi. Já não havia concorrentes. Porem Davi se lembra que tinha uma aliança.
Uma aliança traz consigo o beneficio para aquele que tem menos ou não tem nada. No caso de Davi quando não passava do filho bastardo que foi concebido fora do casamento, e talvez por causa disso recebe o trabalho de um escravo, quando vence a Golias e chama a atenção de Jonatas filho do rei Saul. Davi não tinha absolutamente nada de precioso, a não ser uma vitoria sobre um urso, e sobre um leão (que não lhe renderam lucro algum) e uma recente vitoria sobre um gigante que estava aterrorizando uma nação. Jonatas tinha todo prestigio, dinheiro, e um trono como herança que qualquer jovem sonharia em ter. Jonatas faz uma aliança com Davi e tudo o que era de Jonatas passa ser de Davi, e o que era de Davi passa para Jonatas. Ou seja, o nada de Davi vira o nada de Jonatas, e o tudo de Jonatas passa a ser o tudo de Davi.
Como Davi poderia se esquecer da incrível virada em sua vida depois dessa aliança. O filho bastardo, e pequeno pastor se torna o herdeiro do trono de Saul.
Nesse capitulo Davi já era o rei. Lembre-se de todo o sofrimento e das oportunidades perdidas que Davi teve que enfrentar até chegar ao trono. Talvez ninguém merecesse mais esse trono do que ele.
Mas Davi se lembra de sua aliança. E o mais interessante é que ele se incomoda com a idéia de existir um possível descendente de Saul que pudesse estar fora do palácio.
E é então nesse momento que aparece Mefibosete.
Seu nome significa vergonha destruidora. E com certeza, esse nome representava a trajetória da historia da sua vida.
Mefibosete era filho de Jônatas e neto do rei Saul, de Israel. Além de ter praticamente toda a sua família morta pelos infortúnios que vieram sobre os descendentes de Saul, Mefibosete era deficiente físico. Aos cinco anos de idade sofreu um acidente ao cair dos braços de sua ama que fugia com ele e ficou coxo (II Samuel 4:4). Isso já era suficiente para que Mefibosete sentisse que a sua vida era uma vida sem propósito. Talvez a única coisa que desejava mais do que qualquer coisa era sua morte, porque talvez assim esse jovem que carregava consigo uma vergonha destruidora pudesse ter descanso e alivio.
No versículo 8 Mefibosete mostra a imagem que via de si mesmo todos os dias no espelho. Ao ser comunicado pelo rei Davi de que seria restituído em tudo o que pertencera a sua família, Mefibosete declarou: quem é o teu servo para que te preocupes com um cão morto como eu?
Essa declaração de Mefibosete declara seu estado psíquico. Abalado e complexado pela morte de sua família e por seu estado físico, Mefibosete ainda morava de favor em Lo-Debar significa “Sem pasto”.
Um herdeiro do trono deficiente físico, vivendo de favor em um lugar totalmente estéril sem qualquer expectativa. Quem se lembraria dele? Davi se lembra.
Nesse texto a mensagem de Deus a nós esta bem explicita.
Nós somos os Mefibosetes. Que muitas vezes nos sentimos como cães mortos. Sem qualquer esperança de sermos lembrados por alguém. Trazemos a nossa memória as bondades que fizemos no passado, e vemos que não temos sido retribuídos da mesma forma. A colheita que esperávamos de varias sementes de bondade parece que tem se torna em colheitas de espinhos. Mas o que me da esperança na caminhada da vida é saber que ainda que as pessoas que mais amamos se esqueçam de nós, Deus se lembra de nós (Salmos 27:10).
Através de Jesus Cristo Deus nos restaura como filhos e co-herdeiros do trono real (Romanos 8:14-17). Existe maior honra do que assentar-se à mesa com o Rei e comer do pão que Ele serve?
Não há méritos nossos nisso. Assim como não houve méritos para que Mefibosete voltasse a viver como rei. Isso acontece simplesmente porque o rei se lembra dele. Vai atrás dele resgatando-o de uma vida de morte, trazendo-o de volta ao lugar que lhe foi dado por herança.
Talvez nesse dia você esteja se sentindo assim. Um cão morto. Sem sonhos, e expectativas. Alguém que espera nada mais do que a morte. Mas a melhor noticia é que Deus enviou seu filho Jesus, para nos fazer participantes de uma aliança eterna e inquebrável. E o melhor de tudo é sermos convidados de honra da mesa do rei para estar com ele em todas as refeições. Não temos que nos esforçar para que Deus nos aceite, pois Ele já fez isso, sem qualquer mérito nosso. O que temos é que descobrir quem somos Nele e fazer disso um propósito para toda a nossa vida.
Para que Deus faça uma virada assim como fez na vida de Mefibosete, é necessário apenas crer a cada manhã que temos uma aliança com Deus que não será quebrada nem esquecida. Deus se lembra de nós. E isso já é o suficiente para que você tenha a certeza que a virada na sua vida vai acontecer. ( OS TEOLOGOS ESTÃO INVENTANDO DEUS. CUIDADO A LEI MATA E DUROU ATE JOAO BATISTA)DIZ O EVANGELHO DE CRISTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário