sexta-feira, 20 de agosto de 2010

falta bombeiros no estado de São Paulo

Faltam bombeiros no Estado de São Paulo
O Brasil não tem bombeiros suficientes para a segurança da população. “O Estado de São Paulo todo tem quase o mesmo número de bombeiros de Brasília, que tem uma população bem menor”, alertou o pesquisador e Coronel da Reserva, Paulo Chaves de Araujo, diretor do Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio, em reunião com o deputado Donisete Braga, esta semana.

O Coronel pediu apoio ao deputado para que bombeiros particulares e voluntários – bombeiros civis – continuem a ser chamados de bombeiros. Segundo ele, o governo estadual está prestes a assinar um decreto tratando do tema Bombeiros e nele pretende contrariar, segundo o Coronel, a Lei Federal 11.901/09 substituindo a definição de Bombeiro Civil por Brigada Particular ou Brigadista particular.

Explica que no Brasil, os bombeiros civis – existem desde 1892, tendo iniciado em Joinville, município que hoje contem uma contingente populacional de 478 mil habitantes e possui 10 postos dos bombeiros civil voluntários, mais do que o dobro do Corpo de Bombeiros Militares em Guarulhos – SP com uma população de mais de 1 milhão de pessoas.

“O Coronel trouxe dados importantes, que apontam a necessidade de tomarmos medidas no sentido de não só ampliar o número de Bombeiros Militares, mas também apoiar as iniciativas dos Bombeiros Civis”, disse o deputado.

Veja os dados

Há alguns exemplos de municípios paulistas, conforme levantamento do pesquisador, com grandes populações e que não possuem quartel de bombeiros:

Carapicuíba, município com 343.668 habitantes na Região Metropolitana de São Paulo não possui Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e depende do atendimento do município de Osasco, que com 696 mil habitantes possui apenas um quartel de bombeiros.

Embu, com 234.200 habitantes e Taboão da Serra, com 216.900 habitantes, municípios na Região Metropolitana São Paulo, não possuem Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e dependem do atendimento do município de Itapecerica da Serra que com 152.300 habitantes possui apenas um quartel de bombeiros.

Itapevi, com 190.400 e Francisco Morato, com 159.300, municípios na Região Metropolitana São Paulo, não possuem Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e dependem do atendimento do município de Barueri que com 248.000 habitantes possui apenas um quartel de bombeiros.

Diadema, município com uma população de 383.600 habitantes possui apenas um quartel do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. Lá, em 27 de março de 2009, ocorreu o incêndio na Indústria Química Di-All, destruindo várias residências em volta.

As Normas Internacionais recomendam um tempo resposta de no máximo cinco minutos para o atendimento a um incêndio. No caso do incêndio na Indústria Química Di-All em Diadema, segundo o Jornal Folha de São Paulo de 28-03-09, o tempo resposta foi de dez minutos.

Números do Estado de SP comparado com outros

São Paulo, o estado de maior população e maior orçamento do Brasil, que possui 645 municípios, possui cerca de 9.800 Bombeiros da Polícia Militar.

Só a cidade de Brasília possui cerca de 9.200 Bombeiros no Corpo de Bombeiros Militar

Rio de Janeiro, que possui 93 municípios, tem cerca de 18 mil Bombeiros no Corpo de Bombeiros Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário