terça-feira, 23 de março de 2010

o dinheiro traz felicidade?

“Melhor é um bocado seco, e tranquilidade, do que a casa farta de carnes, e contenda.” (Provérbios 17:1)

Há um ditado popular, muito conhecido, que diz que “dinheiro não traz felicidade”. Será verdade ou é uma fuga para não lutarmos para melhorar o nosso nível salarial?
Se analisarmos a coisa pelo ângulo de Deus e de sua Palavra, nós vamos verificar que não há nenhum mal em se ter dinheiro, conforme 1 Timóteo 6:10, que diz “Porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviam da fé, e a si mesmos se atormentam com muitas dores”. Portanto, como se vê, a causa é o valor que damos ao dinheiro, a ganância, o amor doentio.
Entretanto é bom afirmarmos que com toda certeza, o dinheiro não compra e nunca comprará a felicidade, a paz de consciência, a saúde, o sono tranqüilo, o apetite. Porém não tem também como negar que o dinheiro exerce influência sobre estas questões colocadas acima. Ele facilita, mas não garante o resultado final.
Já escrevemos que “o rico e o pobre morrem pelo mesmo motivo - dinheiro” - o rico pensando onde conseguir mais e onde guardar o que possui, e o pobre por sua vez arquitetando, maquinando planos e dando a sua vida para consegui-lo. O rico sente que a sua felicidade muitas vezes é ameaçada por ladrões e outros; já o pobre sonha com os bens que não deixam o rico dormir. Dá para imaginar isto? A coisa é real e sutil e quer nos pegar a todos.
Parece brincadeira este trabalho, mas não é. O real é que o dinheiro causa de fato motivação no ser humano, mas de forma nenhuma poderá ser o principal motivador. Jesus Cristo nos orientou, com relação ao valor que damos ao dinheiro e as coisas que ele pode comprar, para que ele não nos prendesse: “... porque onde está o seu tesouro ai estará o seu coração ” (Mateus 6:22).
Em outras palavras, o dinheiro e suas influências fascinam o homem e podem levá-lo à perdição, chegando a ponto de o homem negar o próprio Criador.
Temos que abrir os nossos olhos, não apenas com relação ao dinheiro, mas a certos tipos de conceitos de felicidade, que a sociedade nos impõe. Até que se mude a forma cambial de negociar teremos que conviver com esta, que se expressa através da moeda de cada país; e seja o que for que entrar em seu lugar exercerá a mesma função.
O que temos, pois, que fazer é criar meios que nos permitam estar sempre em liberdade para servir a Deus, como foi no caso da chamada do profeta Eliseu: ele ouviu e não se deteve; desfez-se de seus bens demonstrando que sabia o seu valor, mas de forma nenhuma eles poderiam impedi-lo de servir a Deus. “Voltou Eliseu de seguir Elias, tomou a junta de bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então de dispôs a seguir Elias e o servia”. (1 Reis 19:21).
Não estou querendo dizer com isto que você não pode ter dinheiro ou bens ou que não possa servir a Jesus com eles, mas somente você e Deus saberão avaliar o grau de valorização que ele exerce em sua vida.
Analise a sua situação e tome uma posição acertada diante de Deus, porque você nunca sairá em prejuízo. Sempre que nos liberamos para o Senhor, somos também abençoados e ele não nos fica devendo nada.

Que Deus te abençoe.

POR: WELLINGTON TADEU CORTES RODRIGUES
PR PRESIDENTE
IGREJA BATISTA ESPERANÇA PLENA
RUA PIRACEMA 321 – BAIRRO SUZANA / B.HTE/CAPITAL
TEL (0XX 31 3427 9941)

Nenhum comentário:

Postar um comentário